quarta-feira, 25 de março de 2009

A mutuca e o leão

Pra quem não sabe...
Mutuca: nome comum às moscas hematófagas

Cochilava o leão à porta de sua caverna no momento em que a mutuca chegou.
- Que vens fazer aqui, miserável bichinho? Some-te, retira-te da presença do rei dos animais.
A mutuca riu-se.
- Rei? Não és para mim. Não conheço tua força, nem tenho medo de ti.
- Vai-te, excremento da terra!
- Vou, mas é tirar-te a prosa - disse a mutuca.
E atacou-o a ferroadas com tamanha insistência que o leão desesperou. Inutilmente espojava-se, e sovava-se a si próprio com a cauda ou tabefes das patas possantes. A mutuca fugia sempre e, ora no focinho, ora na orelha, ora no lombo, fincava-lhe sem dó o adunco ferrão.
Farta por fim de torturar o orgulhoso rei, a mutuca basofiou:
- Conheceste a minha força? Viste com de nada vale para mim o teu prestígio de rei? Adeus. Fica-te aí a arder que eu vou contar a toda a bicharada a estória do leão sovado pela mutuca.
E foi-se
Logo adiante, porém, esbarrou numa teia, enredou-se e morreu no ferrão da aranha.

Monteiro Lobato

MORAL: "São mais de temer os pequenos inimigos do que os grandes." Ou "Não se envaideça pelas glórias que alcançar, pois podem ser passageiras."

3 comentários:

  1. adorei a hitória..
    muitas vezes nos também agimos assim, achamos que por que temos uma condição financeira melhor ou somos mais velhos podemos nos aproveitar das outras pessoas, mas não é assim..tem muias pessoas pobres que não tem nada de material mas tem o mais importante a felicidade..
    E tem outras pessoas tão ricas mas não é feliz..
    o leão achava que so por que ele era grande forte e feros podia se aproveitar da mutuca..
    mas ele estava enganado.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Estava buscando na net esta fábula sobre a mutuca eo leão que li a muito tempo, e me deparei com o seu blog. Fiquei vários minutos lendo outras fábulas aqui postadas. Bacana sua atitude, adorei o blog...

    ResponderExcluir