quarta-feira, 25 de março de 2009

Os dois ladrões

Dois ladrões de animais furtaram certa vez um burro e, com não pudessem reparti-lo em dois pedaços, surgiu a briga.
- O burro é meu! Alegava um. O burro é meu porque o vi primeiro...
- Sim - argumentava o outro, você o viu primeiro; mas quem primeiro o segurou fui eu. Logo, é meu...
Não havendo acordo possível, engalfinharam-se, rolaram na poeira aos socos e dentadas.
Enquanto isso um terceiro ladrão surge, monta no burro e foge a galope.
Finda a luta, quando os ladrões se ergueram, moídos da sova, rasgados, esfolados...
- Que é do burro?
Nem sombra! Riram-se risadinha amarela - e um deles, que sabia latim, disse:
- Inter duos litigantes tertius gaudet, que quer dizer:

MORAL: "Quando dois brigam, lucra um terceiro mais esperto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário